O município de Duque Bacelar, no Leste Maranhense, culturalmente é rico em sua tradição com particularidades únicas cheias de pluralidades invejáveis. Às margens do Velho Monge, o município nasceu a base de muito simbolismo. Até hoje existe os que se agarram com as manifestações culturais milenares que vem de seus ancestrais até chegar ao velho, mas incomparável Garapa.
O tradicional carnaval de Duque Bacelar, ainda preserva traços que marcou épocas e lembra os pioneiros da festa do Rei Momo, no município. Das inconfundíveis machinhas até os mais extravasados adereços o animado carnaval ali é um dos tentáculos culturais que muito relembra os que idealizaram esta marca pra Duque Bacelar, sem perder as inovações do ritmo que joga a juventude na folia. A festa momesco é também um momento em que os filhos da terra movidos pelo o sentimento de bacelarense e de um bom folião vem de diferentes regiões do País e até do mundo, cair na festança.
A gestão do município que tem Flávio Furtado um bom filho de Duque Bacelar, e amante da cultura, dá o apoio necessário para a realização de um grande carnaval. Quem escolher Duque Bacelar para cair na folia não se arrependerá quando o assunto for atrações. Grandes bandas com repertórios pra lá de atrativo terá em Duque Bacelar.
O prefeito Flávio Furtado comemora a importante colaboração financeira do Governo do Estado, para a realização do carnaval em Duque Bacelar. Na avaliação do mandatário, o importante incentivo da Gestão Flávio Dino através da Secretaria de Estado da Cultura, está sendo de fundamental importância.
“Estou satisfeito e confiante na parceria em que temos com o Governo do Estado. O nosso Governador Flávio Dino, a cada dia que passa mostra que é mais do que sensível com a causa municipalista. O nosso compromisso com o resgate e manutenção de nossas manifestações culturais no faz ir em busca de parcerias assim como essa tão bem celebrado com o governo do Maranhão, “diz o prefeito Flávio Furtado.
Flávio Furtado nem só apoia, como também prestigia toda e qualquer manifestação cultural carnavalesca, tanto na sede quanto nas mais distantes regiões do município.